domingo, 19 de julho de 2015

Transtornos Alimentares


Perder peso não é fácil. Existem diversas dietas por aí, o difícil não é encontrá-las, mas mantê-las. Eu mesma já fui a diversas nutricionistas que me passaram excelentes dietas, de baixa caloria, balanceadas e nutritivas, mas depois de alguns dias eu já tinha desistido delas. Não é fácil seguir uma dieta corretamente.

No meu consultório tenho encontrado diversos pacientes que utilizam a comida como mecanismo de compensação psicológica. Como se o alimento fosse a solução para um problema afetivo, de autoestima, ansiedade, stress... Esse impacto psicossomático pode ser o resultado de um transtorno alimentar.

Os transtornos alimentares devem ser tratados por uma equipe multidisciplinar. São comportamentos que podem ser considerados síndromes psiquiátricas e trazem prejuízo à saúde. Alguns sinais desses transtornos são: comer escondido, comer até se sentir mal, ter sentimento de culpa por ter comido demais...

Quando o ‘comer demais’ for o sintoma de um outro problema ainda maior, é importante fazer um tratamento psicológico para enfrentar a raiz da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário