segunda-feira, 27 de julho de 2015

Indicações para a Cirurgia de Redução de Estômago

A cirurgia de redução de estômago (bariátrica) é indicada apenas para casos clínicos específicos. Pessoas com idades entre 16 e 65 anos que tentam perder peso a mais de 2 anos e não conseguem. Elas devem ter IMC acima de 40, ou acima de 35 com outras doenças associadas à obesidade.

Essas características são importantes para garantir que a cirurgia trará benefícios para a vida do paciente, e estão de acordo com as regras da SBCBM, do CFM e da ANS, agência que regulamenta os planos de saúde.

Para realizar a cirurgia é necessário não apenas ter as características recomendadas, mas também passar por uma equipe multidisciplinar para garantir que o paciente tenha condições de realizar a cirurgia e não se enquadre nas suas contraindicações.

No meu caso fiz a cirurgia pelo plano de saúde da Golden Cross e eles pediram a indicação do cirurgião e o laudo de 5 especialistas: Cardiologista, Pneumologista, Endocrinologista, Nutricionista e Psicóloga.

A psicóloga prepara o paciente para as mudanças que ocorrerão na sua vida. Mudanças de hábito que serão necessárias após a cirurgia. Ela avalia se ele compreende o que vai acontecer, e verifica se ele não tem outros vícios (como cigarro e álcool) ou problemas psiquiátricos que não estejam sendo tratados e possam comprometer a cirurgia.

Para os pacientes nas circunstâncias indicadas a cirurgia bariátrica pode trazer uma significativa perda de peso, uma diminuição das doenças associadas à obesidade e um aumento na qualidade de vida. 

4 comentários:

  1. Eu adorei seu blog doutora jaciara,pretendo fazer essa cirurgia pois meu sonho e poder ter um filho mas nao posso ter nas condiçoes em q me encontro!! Mas vou conseguir! E parabens pelo sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Adriana.
    É isso aí, pensamento positivo, que vai dar tudo certo :)

    ResponderExcluir
  3. Boa terde doutora Jaciara....amei seu blog,,,gostaria muito de uma consulta com a senhora,mais no momento estou desempregada não teria como pagar a consulta...mais espero que um dia eu possa.....Parabéns pelo o sucesso.

    ResponderExcluir