domingo, 9 de agosto de 2015

Acompanhamento Após a Cirurgia Bariátrica

Como psicóloga da área alimentar, muitos pacientes me procuram pela avaliação psicológica (laudo) para a cirurgia bariátrica. Mas alguns pacientes não continuam o tratamento após a cirurgia, ou só procuram ajuda após alguma complicação psicológica como uma troca de compulsão ou reganho de peso.

A cirurgia bariátrica é o momento ideal para realizar mudanças de comportamento. A própria cirurgia gera mudanças comportamentais tirando o paciente da sua zona de conforto. Ela obriga o paciente a comer menos, e isso deve ser percebido como uma possibilidade, um incentivo para mudar outros comportamentos. Um incentivo a comer mais devagar, a não ver a comida como um remédio para depressão e ansiedade, para mudar seu estilo de vida.

Para muitas pessoas é difícil romper a relação emocional que elas têm com a comida e isso pode gerar dois tipos de queixa após a cirurgia bariátrica.

A compulsão alimentar pode ser trocada por outra compulsão como alcoolismo, fumar, compras, entre outras. Quando o paciente não está psicologicamente preparado para a redução do prazer obtido na alimentação, ele pode buscar esse prazer em outras áreas de forma compulsiva. É por isso que a cirurgia é contraindicada para pessoas que fumam ou bebem demais.

A outra queixa está relacionada ao ganho de peso após a cirurgia. Alguns pacientes mantêm o vínculo emocional com a comida e se utilizam de artifícios para burlar a redução de estômago. Alimentos com poucas fibras, como doces e líquidos, praticamente não são digeridos pelo estômago, dessa forma podem ser consumidos em maior quantidade e frequência sem gerar aquela sensação de saciedade.

Após a cirurgia bariátrica, para evitar a troca de compulsão e o reganho de peso, o paciente deve continuar sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar. Esse acompanhamento pode ser menos frequente, mas deve ocorrer regularmente inclusive com o psicólogo.

Gostou das dicas? Leia também meu Ebook sobre a Cirurgia Bariátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário