segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A dieta em diferentes ambientes

Toda semana uma amiga minha emagrece dois quilos. Legal, né. Mas, o problema é que todo final de semana ela engorda os mesmos dois quilos novamente. O que acontece?

Existem pessoas que têm a capacidade de emagrecer durante a semana, mas ao mudar de ambiente no final de semana aquele esforço é desperdiçado. Esse é um problema comum. Muitas pessoas se liberam para comer a vontade no final de semana. Mas muitas vezes o paciente até quer manter a dieta, mas o ambiente, a rotina na qual está inserido cria as dificuldades. Seria como se durante a semana o ambiente reforçasse um comportamento positivo, a dieta, mas no final de semana o ambiente se tornasse aversivo a ela.

A questão é que nem sempre o paciente consegue evitar esses ambientes aversivos a sua dieta. É por isso que quem está fazendo uma dieta deve ter o apoio dos seus familiares e amigos. Ou pelo menos conversar com eles sobre o assunto, pois muitas vezes as pessoas mais próximas, as que deveriam ajudá-lo com a dieta, atrapalham.

Além da mudança na rotina, a maioria dos encontros sociais e familiares envolve comida. São almoços, jantares, festinhas, nos quais comer muito é sinal de aprovação do evento. No qual estar de dieta não é bem visto, e em alguns casos a dieta se torna até uma espécie de comportamento antissocial. Essa pressão social serve de justificativa para nos libertamos da dieta naquele evento, naquele dia, naquele final de semana. E em alguns casos, recuperar no final de semana o peso perdido durante a semana.

Escrevo isso para demonstrar que muitas vezes a dificuldade de emagrecer não está em encontrar a dieta certa, mas em reunir forças para não desistir dela quando as dificuldades surgirem. E para vencer essas dificuldades o paciente pode precisar de um psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário