domingo, 13 de setembro de 2015

Você Acorda à Noite com Fome?

Pode ser a Síndrome Alimentar Noturna (SAN). Ela é como um impulso que faz com que muita gente levante e ataque a geladeira em busca de alimentos calóricos.
Algumas pessoas realizam esse ataque de forma consciente e outras de forma inconsciente e só se dão conta do que aconteceu quando percebem a quantidade de pratos ou comida que são deixados na mesa, bancadas e lixos.

O que é a Síndrome Alimentar Noturna?
A síndrome pode ser considerada um distúrbio do sono e nada mais é do que um comportamento anormal, que acontece quando o paciente está em um estágio de sono que fica entre o sono e a vigília.
A SAN pode se considerada como dois tipos diferentes de doença. Ela se enquadra no sonambulismo quando a pessoa não se lembra do evento de assaltar a geladeira e deve ser considerada como um transtorno alimentar quando esse ataque é consciente.
A SAN tem como uma das principais complicações a alteração no sono do paciente. Isso porque muitas pessoas acabam despertando no meio do processo para conseguir se alimentar. Isso faz com que a pessoa não tenha uma boa qualidade de sono e acabe tendo quadros de estresse e irritabilidade no decorrer do dia.

A SAN e a Obesidade
A Síndrome Alimentar Noturna tem relação direta com a obesidade. Isso porque as pessoas que sofrem da síndrome tendem a escolher alimentos ricos em açúcar e gordura para comer a noite.
Segundo os especialistas, a escolha é feita de forma inconsciente porque esses alimentos proporcionam mais uma ativação na área do cérebro que desperta os centros do prazer. O problema é que o consumo excessivo desses alimentos pode levar à Síndrome Metabólica e a suas doenças relacionadas como diabetes, pressão alta, colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário