segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comilanças Natalinas

Eu queria desejar aos meus pacientes e a todos que me acompanham um feliz natal e deixar um alerta: cuidado para não exagerar nas comidas de final de ano.

Nessa época é comum as pessoas comerem demais, engordarem um pouquinho, e só perceberem que precisam mudar de comportamento na virada do ano.
Não sei vocês, mas eu não vejo muita graças nas comidas natalinas. Mesmo assim, muitas pessoas comem demais nessa época. Será só por causa da comida? Em alguns casos não.

Eu acho que, em alguns casos, as pessoas comem demais como um mecanismo de reforço social da identidade do grupo, da identidade familiar.
O mecanismo é o seguinte. Imagine que você e duas amigas estão numa comemoração de final de ano. Você gostaria de comer dois docinhos, sua amiga gostaria de comer um único docinho e sua outra amiga gostaria de comer três docinhos. Mas, no final da confraternização cada uma percebe que comeu uns 15 docinhos.
A psicologia social tem evidenciado que, frequentemente, em grupos, nossas decisões não refletem a posição média dos seus membros, mas a posição mais extrema. E essa posição mais extrema serve como uma espécie de identidade para o grupo; ‘Somos as amigas que comem demais’.

Esse mecanismo também vale para os reencontros familiares do natal, no qual comer demais seria um sinal de quão importante é aquele encontro.
Portanto, cuidado com as comidas natalinas e um feliz natal pra todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário